DELIM GÁS

DELIM GÁS

7 de setembro de 2017

Eveline Barbosa deixou, em caráter irrevogável, Secretaria de Saúde de Carnaúba dos Dantas

A Secretária de Saúde de Carnaúba dos Dantas Enfermeira Eveline Barbosa deixou a Secretaria de Saúde de Carnaúba dos Dantas, cargo que vinha exercendo desde janeiro/2017.

Eveline alegou motivo pessoal e entregou o cargo ao prefeito Gilson Dantas (PMDB) numa longa carta onde explicitou o trabalho desenvolvido na sua gestão.

De fato, Eveline já havia externado ao prefeito o desejo de deixar a secretaria, mas foi convencida pelo chefe do executivo a permanecer nele até o final do ano.

Não foi possível...

Veja, na íntegra, a carta com pedido de exoneração da secretária:

"Na nossa vida conquistamos sonhos, vitórias, saberes....
Obrigada a todos, por mais essa oportunidade.

Venho através desta, por motivo pessoal, de caráter individual e irrevogável, comunicar a vossa excelência minha exoneração do cargo de secretária municipal de saúde do município.

Em primeiro lugar gostaria de agradecê-lo pela oportunidade ímpar de apostar em uma profissional de saúde sem nenhuma experiência na área de gestão administrativa em saúde para geri-la, indo de encontro a uma parcela enorme da população, pelo desejo de me ver no cuidado assistencial e preventivo em Saúde Coletiva no Programa Saúde da Família- PSF.

Este desafio me fez bem, não me furtei às críticas às vezes justas, outras sem qualquer balizamento, mas enfrentei-as de frente e não me omiti de forma alguma de rebatê-las, contestá-las ou aceitá-las.

Formamos, dentro das limitações, uma equipe séria, inovadora e comprometida, que tem como único sentido a melhoria da saúde pública de nossa cidade.

Fizemos nestes nove meses mudanças nas estruturas da saúde, principalmente na atenção básica e na atenção aos programas federais. Todos foram contemplados. Um destaque especial para a implementação de Profissionais como a Assistente Social, o Farmacêutico, a Terapeuta Ocupacional ao NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), a concretização da Linha de Cuidado ao Sobrepeso e a Obesidade (com a participação dos profissionais- Nutricionista, Fonoaudiológa, Psicológa, Psiquiatra, Educador Físico), a manutenção dos Grupos Saúde em Foco (com a inovação do Grupo Masculino), XÔ Fumaça (anti-tabagismo), Bem Viver (Saúde Mental) e o início do Grupo de Mães Entrelaços (Terapeuta Ocupacional), atendimentos odontológicos para os funcionários do município no horário noturno, equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal equipadas e em funcionamento com manutenções de suas instalações físicas adequadas, atendimentos de especialidades no Centro de Saúde, exames laboratoriais, manutenção de frotas da saúde em qualidade para a população. Especialidades Médicas e Exames Especializados para sanar as deficiências encontradas pelo SUS, para que a população não fique sem o atendimento da média e alta complexidade. Licitação de Medicamentos (A a Z) para casos especiais, complementando a Assistência Básica Farmacêutica, capacitação dos profissionais de saúde com Cursos de Aperfeiçoamentos, Treinamentos, organizamos a Vigilância Sanitária Municipal com a manutenção do carro, equipamentos e profissionais.

Além disso, trouxemos uma nova visão do Ser Gestar, onde as mulheres são acolhidas desde o seu planejamento familiar, pré-natal e por fim dão a luz em seu município, de forma humanizada e participativa (Parto Humanizado baseado em evidências Terapêuticas e Complementares). Médicos Plantonistas a noite e nos finais de semana no setor de Urgência e Emergência Hospitalar para os atendimentos emergenciais que o povo ensejava e idealizamos uma nova metodologia conceitual com jovens profissionais da saúde .

Por fim, é agradecer a todos os funcionários da saúde, independente de serem efetivos ou contratados, de qualquer crença religiosa, independente de sua posição partidária ou ideológica, do mais simples servidor ao mais graduado pela atenção a mim dispensada nestes meses, e reagradecer ao prefeito Gilson Dantas e vice-prefeito Araidson Simões pela parceria de sempre e a todos que compõem o Governo, a quem desejo toda felicidade do mundo na condução das respectivas pastas.

A todos os vereadores, situação e oposição, com quem mantive uma relação fraterna, agradecer especialmente a minha família, por me apoiarem em todas as decisões, a minha equipe da secretaria de saúde, que dividiram comigo todas as alegrias, tristezas, rancores, decepções e conquistas, nos momentos mais difíceis, fizemos a saúde ser vista e notada, a população pelo crédito dado, mesmo desconfiado a princípio, acreditarem na nossa forma de fazer gestão e reafirmar a disposição de continuar servindo em qualquer momento, me colocando como amiga em qualquer ensejo ou reivindicação que possa colaborar.

Afasto-me em harmonia e agradecida de ter feito parte de um momento da administração, com cabeça erguida e de voz levantada para assumir outras missões profissionais e pessoais, com a certeza da consciência limpa e do dever cumprido, com a convicção plena que o próximo gestor da saúde encontrará uma estrutura organizada e integrada no bem comum de servir a saúde do município. Se mais não podemos fazer, não foi por falta de tentativas, não nos faltou disposição. Saio com a certeza inata de que errei muito, mas certamente a vontade de acertar foi muito maior do que os erros cometidos. Assim, encerro desejando a todos que permanecem muita sorte e que consigam atender as demandas de nossa população sofrida.

Eveline Pereira Barbosa
Enfermeira- Especialista em Saúde da Família e Saúde do Trabalhador
Carnaúba dos Dantas, 04 de Setembro de 2017"

Fonte: Facebook de Eveline via blog do Fábio Locutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário