29 de dezembro de 2016

Porque Carnaúba dos Dantas não ganhou o Selo UNICEF (2013-2016)?

Antes, de tentar compreender o do porque o nosso município de Carnaúba dos Dantas não repetiu o êxito da gestão do ex-prefeito Boboca e sua equipe, quando conquistou o Selo UNICEF (2009-2012) e ganhou um ônibus escolar que serve a comunidade escolar, extraímos da página virtual o significado do “Selo UNICEF - Município Aprovado, que é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.”

Continuamos na nossa indagação de o porquê a nossa cidade não conseguiu ser contemplado com o prêmio Selo UNICEF 2013-2016.

Acompanhei pelas sociais, nos últimos quatro anos, o empenho e eficiência dos secretários municipais e suas respectivas equipes de trabalho, no esforço concentrado de melhorar ainda mais a oferta das políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

Reuniões diversas foram realizadas tudo com o intuito de fortalecer o grupo de trabalho e consequentemente a adoção de estratégias para conseguir, pela segunda vez, o prêmio do Selo UNICEF.

Dos secretários municipais e suas equipes não vislumbro outra coisa senão o reconhecimento do empenho e vontade de conseguir esse honroso prêmio.

O que faltou, de fato, para Carnaúba dos Dantas conseguir o selo foi o apoio por parte do prefeito e a sua presença nas decisões importantes, o que deixou os secretários sem as condições necessárias para investir nos projetos do selo.

As demandas da equipe certamente não foram atendidas pelo chefe do executivo a altura. E isso foi decisivo. Na gestão passada, havia a participação e total apoio do prefeito no projeto do selo, por isso Carnaúba dos Dantas conseguiu o titulo.

Enquanto os secretários e sua equipe estavam trabalhando duro para que as coisas acontecessem de fato, o prefeito estava em Currais Novos ou em Santa Cruz e Cruzeta, e pouco vinha a nossa cidade.

Infelizmente, sem o apoio real do prefeito o município de Carnaúba dos Dantas ficou de fora do Selo UNICEF (2013-2016) demonstrando que para ganhar aquele prêmio é preciso apoio do chefe do executivo, principalmente nas áreas vitais como esporte, lazer, educação, saúde, assistência, entre outras. 

Não adianta haver o interesse dos secretários se o prefeito não os apoia.
  
SELO UNICEF 2013-2016
Acari – RN
Cerro Corá – RN
Currais Novos – RN
Florânia – RN
Ipueira – RN
Jucurutu – RN
Ouro Branco – RN
Parelhas – RN
Santana do Seridó – RN
São João do Sabugi – RN
Tenente Laurentino Cruz – RN
Timbaúba dos Batistas – RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário